1 ECTS (25 horas), 20 horas de contacto (presencial e online); 5 horas de trabalho autónomo
Esta microcredencial visa sensibilizar os formandos para a relevância da análise preliminar de dados como base para decisões informadas e rigorosas, bem como dotá-los de competências práticas para calcular, interpretar e comunicar estatísticas descritivas e criar visualizações que evidenciam padrões e anomalias nos dados.
Mais informação na ficha
Compreender o que são estatísticas descritivas: Conhecer as diferentes medidas de tendência central (média, mediana, moda) e de dispersão (amplitude, variância, desvio-padrão).
Aprender a calcular as principais estatísticas descritivas por meio de exemplos práticos e uso de ferramentas ou software estatístico.
Compreender o conceito de análise exploratória de dados e reconhecer a importância da análise preliminar dos dados, incluindo visualização e detecção de outliers.
Desenvolver competências na análise exploratória de dados e aplicar técnicas de exploração de dados (histogramas, boxplots, gráficos de dispersão, etc.) para identificar padrões e anomalias.
Introdução à Estatística Descritiva
Medidas de Tendência Central e Dispersão
Análise Exploratória de Dados
Ferramentas e Processos de Análise
1º Edição: 28 de Abril a 2 de Maio, 2025 (edital)
Condições de acesso
» Estudantes ou titulares de formação base em ciências da vida e da saúde (pelo menos nível 5 QNQ)
» Residentes em Portugal, com mínimo de 18 anos
A inscrição na microcredencial é realizada através do Inforestudante, após o registo. Aceda ao portal através do seguinte link.